terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Cais do Paraíso - 11 anos de inferno na Aveiro FM

Por algum motivo que eu nunca vou compreender inteiramente, a música extrema continua a atrair apenas um grupo muito restrito de entre os apreciadores de rock. Se há alguns anos atrás tal se podia justificar por alguma limitação no espectro sonoro explorado habitualmente pelas bandas, hoje este é um género de horizontes musicais muito mais vastos, na realidade sem fronteiras definidas, que abarca um número sem precedentes de sub-géneros, fusões e estilos híbridos. A diversidade de oferta neste universo de sonoridades é hoje tão alargado que até a velha classificação de heavy metal caiu em desuso em favor da adjectivação mais comum de extrema, reflectindo assim a maior abrangência do género. Por outro lado, a evolução desta área mais agressiva do rock ao longo das duas últimas décadas, a par da concorrência natural, resultaram naquilo que hoje são os registos e a música tecnicamente mais elaborados de que há memória. Por outras palavras, nunca o metal foi tão interessante!
É precisamente esta realidade que tentamos dar a conhecer ao auditório da Aveiro FM, no Cais do Paraíso, todas as noites de terça-feira entre a meia-noite e as duas da madrugada. O programa dedica uma grande parte do tempo de emissão à divulgação dos mais recentes lançamentos do mercado discográfico, mantendo sempre um olhar particularmente atento sobre o panorama nacional. Como o público alvo é em geral do tipo que gosta de saber sobre o que ouve, a passagem da música é sempre que possível complementada com notícias ou informação relevantes acerca dos grupos, dos músicos em particular, discografias, etc., e especialmente sobre os espectáculos anunciados para os vários recintos da região norte e centro do país. Mantendo o sempre necessário contacto directo com os ouvintes, o programa inclui ocasionalmente alguns passatempos.
Com bastante regularidade são realizadas também entrevistas com as bandas. Este contacto directo com os músicos é altamente valorizado especialmente pelos ouvintes que desejam conhecer a fundo os discos e as bandas, permitindo ao mesmo tempo a difusão de informações em primeira mão. Neste contexto tivemos já o prazer de ter em antena mais de uma centena de entrevistas algumas das quais com grandes nomes da cena metálica actual como os Moonspell, Immortal, Nile, Dark Tranquillity, Mayhem, Bolt Thrower e Akercocke.
Ao longo de mais de uma década de emissões regulares o Cais do Paraíso teve o privilégio de acompanhar de perto e por dentro toda a efervescência registada na cena da música extrema, em particular a relativa às sonoridades underground mais radicais do espectro, que reconhecemos como as mais genuínas. Assim vamos continuar pois esta é a nossa paixão. Quem gosta de música verdadeiramente sem compromissos não terá dificuldades em deixar-se contagiar. Para esses o encontro fica desde já marcado nos 96.5, na próxima terça-feira à noite.
Para terminar, uma palavra de agradecimento à Aveiro FM pelo facto de, como nós, ter acreditado sempre neste projecto. Feliz aniversário Aveiro FM.
--
in Diário de Aveiro, 23 Outubro 2006
Suplemento especial comemorativo dos 17 anos da Aveiro-FM

1 comentário:

Anónimo disse...

Dearest Ernesto, it was wonderful meeting you, I'm really honoured to know you.
Nice looking blog, thks for sharing! You write good as hell!
Bliss to you in this moment and always, may your life be filled with success in all ways :-)
Talk to ya soon,
Long live Cais do Paraíso!!