sábado, 20 de janeiro de 2007

Os 10+ de 2006

Decapitated - «Organic Hallucinosis»
Shadows Land - «Terminus Ante Quem»
Beyond Twilight - «For the Love of Art and the Making»
Cult of Luna - «Somewhere Along the Highway»
Summoning - «Oath Bound»
Enslaved - «Ruun»
Agalloch - «Ashes Against the Grain»
Secrets of the Moon - «Antithesis»
Falconer - «Northwind»
Disillusion - «Gloria»

2006 foi mais um ano marcado por excelentes lançamentos discográficos de grande qualidade. A lista de álbuns que se apresenta como os dez melhores, é uma selecção de entre as cerca de três centenas de discos que, ao longo dos últimos doze meses, tivemos o prazer de dar a conhecer no Cais do Paraíso. Como qualquer selecção, esta também tem muito de pessoal, sendo ligeiramente polarizada no sentido das sonoridades mais extremas – as mais favorecidas no programa. Todos os álbuns da lista foram alvo de uma curta crítica nesta secção, em passadas edições do Clip. Sete deles foram Álbuns do Mês no Cais do Paraíso.
Não tendo a intenção de apresentar um ranking da 1ª à 10ª posição (ou seja, a ordem expressa na lista não é de todo relevante), a verdade é que alguns destes álbuns, pela sua superioridade, asseguraram desde logo um lugar nesta tabela, enquanto que outros conquistaram o seu lugar só após alguma disputa. Na primeira categoria incluem-se o álbum dos Decapitated, um exemplo paradigmático do melhor death metal da actualidade, o último dos Summoning, como sempre algo de mágico e fora deste mundo, o terceiro álbum dos Disillusion, a maior surpresa do ano e talvez o disco mais inovador de 2006, o último Beyond Twilight, uma obra prima na área do progressivo, e finalmente o novo dos Secrets of the Moon, que nos trouxe o melhor da nova geração de black metal. Dos restantes discos destacaríamos em particular o dos Agalloch, pela profundidade e envolvência, e o dos suecos Cult of Luna. Se caso a lista não se limitasse aos dez títulos, os discos adicionais a constar incluiriam necessariamente o esmagador «AssassiNation» dos brasileiros Krisiun, «The Longest Night» dos Pharaoh, um grande álbum de heavy tradicional, e «Emissaries», o último exercício em Mesopotamiam metal dos Melechesh.
Apesar de somar já três décadas de história, a cena metálica está longe de acusar sinais de esgotamento artístico. Em 2006 isso ficou provado, e a julgar pelos lançamentos prometedores que se vislumbram no horizonte, é de prever que 2007 seja um ano igualmente fértil.

in CLIP (Diário de Aveiro), 4 Janeiro 2007

Sem comentários: