quinta-feira, 29 de abril de 2010

ALCEST

«Écailles de Lune»
(Prophecy Productions, 2010) [9/10]

Depois dum disco como «Souvenirs d’un autre monde», que não trouxe mais do que uma pálida imagem do black metal original dos Alcest com a sua base temperada de guitarras saturadas, muito ficou em aberto em relação ao que a mente criativa de Neige seria capaz de arquitectar a seguir. Com o segundo álbum finalmente disponível, a primeira coisa que ocorre dizer é que estamos perante a realização mais genial até agora do multi-instrumentista francês, que é também o único responsável por este projecto. A maior novidade a realçar é sem dúvida a inclusão de algumas tiradas rápidas que nos podem fazer recuar cinco anos no tempo, até ao EP “Le Secret”. Contudo, ao invés de soarem negras e frias, estas breves passagens de black metal soam grandiosas e até animadoras, contribuindo decisivamente para criar aqueles que são os trechos mais sublimes de todo o álbum: “Écailles de lune, pt II” e “Percées de lumière”. Mas apesar do toque mais agressivo, este é um trabalho que tem tudo a ver com “Souvenirs…”, embora exiba uma progressão notável, em todos os aspectos, em relação a esse disco de 2007. Dominado por um manto sonoro que emana sentimentos de pesar e nostalgia, feito de acordes límpidos com uma certa reverberação tremeluzente, linhas melódicas perfeitas que apaixonam à primeira audição e, claro, a voz tranquila de Neige que flutua etérea, chegando a soar até inocente, «Écailles de Lune» é assim como uma espécie de passagem secreta para uma dimensão surreal, intangível; um mundo de sonhos, fascinante e assustador ao mesmo tempo.

in CLIP (Diário de Aveiro), 29 Abril 2010

6 comentários:

csa disse...

Esta crónica "cheira" à poesia da música de Neige! :)
Todos os aspectos que fazem o ar etéreo - e o sucesso - de Alcest são tocados, desde a maravilhosa música (em que as letras em Francês se integram também como um elemento sonoro exótico) até à maravilhosa capa, ela própria feita por um músico, que também é um artista plástico.
Eis um texto que contribui sem dúvida para a divulgação de "excellente ´métale frrrrrancês" (como diria uma personagem que eu conheço).
Abraço.

CAIS DO PARAÍSO disse...

Ah oui, bien sur... :-)
Merci!
EM

csa disse...

No comprendo nadie ke eshte siñorri scrrrebe.
Estoi cómo Tôdôbô, quand hablamos.

csa disse...

Devido a um atraso meu, pouco ouvi da primeira parte da emissão do CdP de 4 de Maipo.
Fiquei com pena, porque gostei do que ouvi.
Não me dediquei à segunda parte, porque não sou grande apreciadora de punk hardcore.
Mas fiquei cheia de curiosidade em relação à emissão de amanhã, para a qual nos prometeram uma homenagem a Peter Steele, dos Type O Negative.
Venha ela! :)

CAIS DO PARAÍSO disse...

Homenagem ao Peter Steele realizada pelo João Carlos Silva do programa Quatro Luas.
EM

csa disse...

Ah!
Esqueci-me dessa parte.
Uma coisa é certa: eu serei toda ouvidos amanhã! :)